PF faz operação contra pedofilia com uso de inteligência artificial
Postado em: Por: Raimundo Carvalho
Agentes cumprem mandados 39 mandados nas cinco regiões do Brasil; ferramenta é exportada para outros países. A Polícia Federal está nas ruas na manhã desta terça-feira (30) para cumprir mandados judiciais em uma grande operação contra violação de crianças e adolescentes.
A ação da PF usa inteligência artificial, por meio de uma ferramenta desenvolvida pela corporação e que é exportada a outros países.
A CNN apurou que são 39 mandados de buscas e apreensões nas cinco regiões do país. Os mandados são contra suspeitos de violação infanto-juvenil de forma online.
A ferramenta tecnológica – com nome mantido sob sigilo – é usada na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCiber). Ela foi desenvolvida dentro da PF, por profissionais da instituição, a partir de 2018.
No ano passado, os delegados da DCiber explicaram a ferramenta à CNN. “A gente já faz e quer muito desenvolver ferramentas de investigação. A gente tem uma ferramenta muito importante no combate à pornografia infantil, extremamente moderna, que vários países querem que a gente exporte para eles. Ela é tão boa que tem muita gente interessada”, explicou o diretor, Otávio Russo.
A delegada Cassiana Saad Carvalho detalhou como funciona: “Desde o lançamento, a ferramenta vem auxiliando no resultado operacional. É um canhão para trabalhar. Ela tem uma base de dados muito diferenciada. Com base no que ela é alimentada, você vai entrar na casa do investigado, alvo de busca e apreensão, sabendo quem é o suspeito. Isso faz toda a diferença”.
“Antes, a gente chegava no endereço que moravam várias pessoas. Era difícil pedir uma prisão preventiva, porque não sabe se era o filho, a filha, o pai, mãe ou avô o alvo. Agora, a ferramenta traz a informação com mais dados, de um jeito que chega na pessoa. Isso demonstra que aqui a gente desenvolve tecnologias de nível mundial”, complementou o diretor.
Um balanço da operação deve ser divulgado ao fim do dia de hoje.
Fonte: CNN Brasil.
1 Visualizações hoje