Rússia realiza o maior ataque noturno com drones na guerra contra a Ucrânia
Postado em: Por: Raimundo Carvalho
Fornecimentos de energia, água e calor foram interrompidos por algumas horas.
As forças russas realizaram seu maior ataque de drones na Ucrânia durante a noite, cortando a energia de grande parte da região ocidental de Ternopil e danificando prédios residenciais na região de Kiev, relataram autoridades ucranianas nesta terça-feira (26).
A intensificação dos ataques noturnos com drones em cidades da Ucrânia está coincidindo com um avanço significativo da Rússia ao longo das linhas de frente no leste ucraniano, onde as forças russas fizeram alguns dos maiores ganhos territoriais mensais desde 2022.
Dos 188 drones usados durante a noite, a Ucrânia abateu 76 e perdeu o controle de 96, disse a força aérea. Cinco drones seguiram em direção à Bielorrússia. “O inimigo lançou um número recorde de UAVs de ataque Shahed e drones não identificados”, declarou. A Rússia usa drones “suicidas” de produção barata e drones “isca” de baixo custo, que prendem as defesas aéreas ucranianas.
“Infelizmente, houve ataques a instalações críticas de infraestrutura, e prédios privados e de apartamentos foram danificados em várias regiões devido ao ataque massivo de drones”, afirmou uma declaração da força aérea, acrescentando que nenhuma vítima foi relatada.
O ataque danificou a rede elétrica de Ternopil, uma grande cidade no oeste da Ucrânia, e cortou a energia de cerca de 70% da região, segundo o governador Vyacheslav Nehoda, na televisão nacional.
Ternopil fica a cerca de 220 km do leste da Polônia, país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a região tinha uma população de mais de um milhão de pessoas antes da invasão russa de fevereiro de 2022, que levou muitos ucranianos para o oeste.
“As consequências são ruins porque a instalação foi significativamente afetada e isso terá impacto no fornecimento de energia de toda a região por um longo tempo”, exclamou Nehoda.
O ataque também interrompeu os fornecimentos de água e calor, comunicou o chefe do quartel-general de defesa regional, Serhiy Nadal, por meio do aplicativo de mensagens Telegram. Nehoda disse que os serviços de emergência restauraram a maioria do suprimento de água pela manhã e as autoridades locais estavam planejando introduzir cortes de energia planejados após o ataque.
Os ônibus elétricos que atendem a cidade serão substituídos por ônibus regulares e geradores ajudarão com a escassez energética nas escolas, hospitais e instituições governamentais, falou Nadal.
A Rússia também atacou a capital Kiev durante a noite, segundo a administração militar da cidade no Telegram, acrescentando que unidades de defesa aérea destruíram mais de 10 drones russos.
Os destroços que caíram danificaram quatro residências particulares, dois prédios, duas garagens e um carro no entorno da capital, relatou o governador Ruslan Kravchenko. Os drones se aproximaram de Kiev em ondas vindas de diferentes direções, mas não houve danos ou feridos na cidade, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, no Telegram.
A maior parte da Ucrânia ficou sob alerta de ataque aéreo noturno por horas, mostraram dados da força aérea.
1 Visualizações hoje