País informou a Otan sobre incidente e convocou encarregado de negócios belarusso ao Ministério das Relações Exteriores da Polônia para “explicar o incidente”, de acordo com comunicado.

A Polônia aumentará o número de soldados ao longo de sua fronteira com Belarus depois que dois helicópteros belarussos supostamente violaram o espaço aéreo polonês na terça-feira (1), de acordo com o Ministério da Defesa.

Em um comunicado na terça-feira, o ministério disse que o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, convocou uma reunião do Comitê de Segurança Nacional e Assuntos de Defesa da Polônia após relatos de que o espaço aéreo polonês foi violado.

“Foi estabelecido que hoje, 1º de agosto de 2023, houve uma violação do espaço aéreo polonês por dois helicópteros belarussos, que realizavam treinamento perto da fronteira. O lado belarussos já havia informado o lado polonês sobre o treinamento. A passagem da fronteira ocorreu na região de Bialowieza em uma altitude muito baixa, dificultando a detecção por sistemas de radar”, diz o comunicado.

A Polônia informou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o incidente e agiu para convocar o encarregado de negócios belarusso ao Ministério das Relações Exteriores da Polônia para “explicar o incidente”, de acordo com o comunicado.

“Como lembrete, Rússia e Belarus intensificaram recentemente ações híbridas contra a Polônia”, enfatizou o Ministério da Defesa.

A Polônia tem estado em alerta máximo nas últimas semanas após a transferência de soldados do Grupo Wagner para Belarus.

No fim de semana passado, o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki alertou que a situação ao longo da fronteira com Belarus está “se tornando ainda mais perigosa”, alertando que os combatentes de Wagner estão se aproximando.

7 Visualizações totais
1 Visualizações hoje