Temporal causa estragos em Balsas, no sul do MA, e há previsão de mais chuva para os próximos dias
Postado em: Por: Raimundo Carvalho
Sem escoamento, a água invadiu casas, lojas e até o estacionamento de alguns locais, além de deixar o trânsito lento e perigoso.
Na madrugada desta quarta-feira (16), um temporal causou estragos na cidade de Balsas, no sul do Maranhão. A chuva durou a madrugada inteira e provocou uma enxurrada que alagou ruas e avenidas.
Sem escoamento, a água invadiu casas, lojas e até o estacionamento de alguns locais, além de deixar o trânsito lento e perigoso.
“Os carros estavam boiando tudo aqui, a água estava virando os carros. O caminhão ali, passou da carroceria a água. Meu caminhão nem pensa em funcionar, vou ter que chamar o guincho pra tentar abri o motor. Acabei de fazer o motor, vou ter que abrir de novo, pra poder não danificar mais”, lamentou o motorista Cosme Eurico.
A chuva já era esperada segundo previsão da meteorologia, porém foi mais forte do que o previsto e veio acompanhada de trovoadas, raios e ventos fortes. O volume de água foi tão grande, que causou muitos estragos.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), duas famílias tiveram que ser retiradas de casa e abrigadas na casa de parentes.
“Nossas guarnições começaram a ser acionadas a partir de 1h30, quando o ápice da chuva já estava tendo consequências. Então fomos chamados para atendimentos de casas que já estavam sendo alagadas nos bairros Açucena Velha, Cohab Velha, na Vila Militar, inclusive, no Centro da cidade, onde algumas pessoas ficaram desalojadas, mas já se encontram em casa de parentes. E também tivemos atendimento de quedas de árvores, que estavam fazendo obstrução da via pública”, explicou o capitão Marlon Cruz do CBMMA.
A Prefeitura de Balsas informou, por meio de nota, que iniciou a limpeza das áreas afetadas com a desobstrução de bueiros e canaletas e que o fornecimento de água, interrompido em três bairros e parte do Centro, por causa da falta de energia elétrica, já foi retomado.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, choveu nas últimas horas em Balsas mais de 100 milímetros. A preocupação dos moradores só aumenta, porque tem previsão de mais chuva para os próximos dias.
A Defesa Civil de Balsas monitora pelo menos 30 áreas com riscos de enchentes e deslizamentos. Além disso, o órgão alerta as famílias que têm casas próximas às áreas de risco a pedir ajuda a qualquer sinal de perigo.
Fonte: G1.
1 Visualizações hoje