Iniciativa de George Gascón poderia levar à liberdade condicional dos irmãos condenados pelo assassinato dos pais nos anos 1980.

O promotor público do Condado de Los Angeles disse na quinta-feira (24) que recomendará que um juiz nova sentença para Lyle e Erik Menendez quase 30 anos depois que os irmãos foram condenados pelos assassinatos de seus pais — uma recomendação que, segundo ele, os tornaria elegíveis para liberdade condicional imediata.

“Após uma análise muito cuidadosa de todos os argumentos feitos por pessoas de ambos os lados desta equação, cheguei a um ponto em que acredito que, segundo a lei, a nova sentença é apropriada e vou recomendar isso a um tribunal amanhã”, disse o promotor público George Gascón em uma entrevista coletiva à tarde em Los Angeles.

Os irmãos estão cumprindo pena perpétua sem possibilidade de liberdade condicional desde suas condenações em 1996 por assassinato em primeiro grau nos assassinatos de seus pais, Jose e Kitty, em 1989, em sua mansão na Califórnia.

A decisão de Gascón de recomendar uma nova sentença — o ápice de uma revisão que ocorreu depois que os advogados de defesa disseram em 2023 que tinham novas evidências apontando para abuso por parte de seu pai — foi tomada cerca de uma hora antes de ele anunciar, disse ele.

“Acredito que eles pagaram sua dívida com a sociedade e o sistema fornece um veículo para que seu caso seja revisado por um conselho de liberdade condicional, e se o conselho concordar com minha avaliação… eles serão liberados de acordo”, disse Gascón em frente a uma sala lotada que incluía vários veículos de comunicação e familiares.

Fonte: CNN Brasil.

2 Visualizações totais
1 Visualizações hoje