Mandados são realizados em sete estados brasileiros; investigados podem responder por cinco diferentes crimes.

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra a prática de fraudes bancárias eletrônicas em todo o Brasil, na manhã desta quarta-feira (27) Os agentes cumprem 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os investigados são suspeitos dos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

A PF afirma que houve um aumento significativo da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos de fraude. Essas pessoas estariam “emprestando” suas contas bancárias para receber transações fraudulentas, mediante o pagamento de parte do arrecadado. Tais pessoas ficaram conhecidas popularmente como “laranjas”. Por esse motivo, a operação foi denominada “Não Seja um Laranja”.

Parte da Força-Tarefa Tentáculos, uma iniciativa que busca cooperação com instituições bancárias e financeiras no combate a fraudes, a operação conta com a parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Fonte: CNN Brasil.

2 Visualizações totais
1 Visualizações hoje