Cidade ficou submersa após destruição de barragem, dizem autoridades russas
Postado em: Por: Raimundo Carvalho
Nova Kakhovka, localizada no sul da Ucrânia em região ocupada pela Rússia, foi alvo da grande massa de água liberada pela destruição de reservatório; evacuações continuam na região
Um prefeito nomeado pela Rússia disse que a cidade de Nova Kakhovka, no sul ocupado da Ucrânia, ficou submersa após o rompimento da barragem de mesmo nome durante a madrugada desta terça-feira, provocando uma onda de evacuações em meio a temores de uma devastação generalizada.
“A cidade está inundada”, disse Vladimir Leontyev à TV estatal russa Rossiya-1. A administração da cidade disse no Telegram que um regime de emergência local foi introduzido no distrito urbano de Nova Kakhovka.
Enquanto isso, o Ministério do Interior da Ucrânia anunciou evacuações em massa em áreas liberadas na margem oeste do rio Dnipro, perto da represa, acrescentando que “estão preocupados” com as pessoas na margem leste ocupada pela Rússia.
Um vídeo de drone surgiu mostrando um dilúvio de água jorrando de uma brecha considerável na barragem.
A polícia e equipes de emergência estão em alerta para evacuar civis de possíveis zonas de inundação enquanto a água jorra da barragem, segundo o Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia em um comunicado nesta terça-feira.
Com o nível da água subindo, o ministério pediu a todos na “zona de perigo” que desliguem todos os aparelhos elétricos, levem documentos e itens essenciais e cuidem de “entes queridos e animais de estimação”.
De acordo com o ministério, a “zona de perigo” inclui as aldeias de Mykolaivka, Olhivka, Liovo, Tiahynka, Poniativka, Ivanivka, Tokarivka, Poniativka, Prydniprovske, Sadove e o distrito da Ilha Korabel da cidade de Kherson.
“Confie na polícia, nas equipes de resgate e em nossos defensores”, disse o ministério em seu comunicado. “O inimigo está tentando espalhar desinformação, para se absolver da responsabilidade por outro crime.”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realizará uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa após a destruição da barragem de Nova Kakhovka, disse o secretário do conselho, Oleksii Danilov, na terça-feira.
1 Visualizações hoje