Governo israelense ainda analisa proposta. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu nesta segunda-feira (6) à comunidade internacional que pressione Israel a aceitar uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza apresentada pelo Egito e pelo Catar, informou a agência de notícias oficial palestina WAFA. Isso acontece depois que o Hamas aceitou essa proposta. Entretanto, Israel ainda analisa a medida, deixando a pausa nos conflitos em aberto.

O anúncio sobre as últimas atualizações sobre as negociações de cessar-fogo acontece em meio ao alerta do Exército israelense para que os palestinos saiam da cidade de Rafah. Hamas aceita proposta de cessar-fogo
O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito. Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, afirmou.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

Fonte: CNN Brasil.

13 Visualizações totais
1 Visualizações hoje