A equipe de segurança de 11 aeroportos alemães, incluindo Frankfurt, fez paralisação na quinta-feira para pressionar por salários mais altos.

A equipe de segurança de 11 aeroportos alemães, incluindo Frankfurt, fez paralisação na quinta-feira para pressionar por salários mais altos, cancelando voos e causando mais sofrimento à maior economia da Europa.

A greve de 24 horas, convocada pelo sindicato Verdi, é a mais recente de uma série de protestos que têm assolado o setor de transportes do país nas últimas semanas.

O sindicato disse que estava pedindo um aumento salarial de 2,80 euros por hora e horas extras mais generosas em nome de 25.000 trabalhadores.

Quase 200.000 viajantes seriam afetados por mais de 1.100 cancelamentos ou atrasos de voos, informou a associação alemã de aeroportos ADV na quarta-feira. Alguns dos maiores aeroportos da Alemanha, incluindo Berlim e Hamburgo, disseram que nenhum passageiro poderia pegar voo.

Os problemas continuariam em Hamburgo, onde a Verdi convocou a equipe de serviços terrestres a entrar em greve a partir das 3h de sexta-feira até a meia-noite. O sindicato disse que representa 9.000 funcionários naquele aeroporto e pede salários mais altos e um pagamento único de 3.000 euros para ajustar a inflação.

O passageiro Ernst Henzl disse que planejava voar para Barcelona, mas acabou ficando preso no saguão de entrada do aeroporto de Frankfurt. “Os que podem fazer greve, fazem e todos fazem apenas para si mesmos. Deveria haver outra solução. Isso não pode continuar assim”, afirmou.

A associação de operadores de aeroportos alemães ADV também destacou o impacto das greves sobre a economia.

“Na Alemanha, vemos anúncios de greve quase diariamente, em detrimento da mobilidade e da economia. Isso deve ser interrompido”, disse o gerente geral da ADV, Ralph Beisel.

Na semana passada, os maquinistas alemães fizeram uma greve de cinco dias após um protesto de uma semana de agricultores alemães que bloquearam estradas em todo o país.

(Reportagem de Nette Noestlinger, Klaus Lauer e Reuters TV)

Fonte: CNN Brasil.

4 Visualizações totais
1 Visualizações hoje