78% dos brasileiros querem uma lei para regulamentar as redes sociais, segundo pesquisa encomendada pela ONG Avaaz e realizada pela AtlasIntel

Trinta e cinco mochilas foram colocadas em frente ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (2), em homenagem às crianças mortas em ataques a escolas no Brasil desde 2012. A ação foi organizada pela ONG Avaaz.

O Congresso se prepara para votar o Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020) que prevê, entre seus principais pontos, a obrigatoriedade das plataformas digitais divulgarem relatórios de transparência sobre como estão moderando conteúdos falsos e que reproduzem discurso de ódio e/ou atentado à democracia.

“Essa lei é sobre proteção. Proteção das nossas crianças contra massacres, das nossas famílias contra a polarização, da nossa democracia contra ataques e da nossa saúde contra a desinformação. É por todos os brasileiros que o Congresso precisa aprovar o PL 2630”, disse Laura Moraes, diretora de campanhas da Avaaz.

Uma pesquisa encomendada pela Avaaz e realizada pela AtlasIntel indica que 93,7% dos brasileiros acreditam que as redes sociais não são seguras para crianças e adolescentes. Outros 78% querem uma lei para regulamentar as redes sociais.

O levantamento ainda aponta que:

  • 74% acha que a falta de regulação contribuiu para os recentes ataques em escolas em vários estados do país;
  • 73,8% dos evangélicos e 78,4% dos católicos que responderam à pesquisa são a favor da regulação das redes sociais;
  • 61% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também quer a regulação.

Metodologia

Foram entrevistadas remotamente 1.600 pessoas entre os dias 15 e 17 de abril. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2.2 pontos percentuais.

2 Visualizações totais
1 Visualizações hoje