Fenômeno será no dia 14 de outubro e poderá ser visto em todo o estado, porém, há locais onde a obscuridade do sol será maior.

No dia 14 de outubro, um eclipse solar anular poderá ser visto em todo o Maranhão. Tanto São Luís, quanto as cidades no interior do estado poderão observar o fenômeno, de acordo com a localização.

As melhores cidades para observar o eclipse são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do “anel de fogo”, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular. Como é possível ver no mapa abaixo, o Maranhão tem boa parte da região centro-sul coberta pela área vermelha, de melhor visualização. Regiões mais acima ou abaixo da faixa vermelha ainda poderão ver o eclipse, mas a lua irá cobrir uma parte menor do sol. Na faixa do ‘anel de fogo’, porém, a lua estará mais ao centro do sol, criando um ‘anel’ de luz ao seu redor. Por isso o eclipse é chamado de ‘anular’.

Horários e melhores locais no MA
No Brasil, pelo horário de Brasília, o eclipse deve começar por volta das 15h e indo até 18h. Dentro desse intervalo, o Maranhão poderá ver o fenômeno em diferentes faixas de obscuridade do sol.

A região centro-sul do estado é a ‘privilegiada’ e algumas cidades terão a obscuridade quase completa do sol. É o caso de São Pedro dos Crentes e Buritirana, que serão o municípios com melhor localização para ver o eclipse no Maranhão. Nessas regiões, a lua irá cobrir o sol em quase 90%, deixando uma sensação quase completa de ‘dia virando noite’. Em outras regiões, como Balsas, a lua irá diminuir bastante a visibilidade do sol e haverá a distribuição de lentes com filtros especiais. O mesmo acontece em São Luís, onde haverá um ponto especial, na Praça Maria Aragão, onde um observatório será montado com distribuição de lentes especiais para olhar o sol diretamente, pois sem proteção há risco de danos à visão.

“Em São Luís, será 80% da sombra da lua no Sol. Esperaremos na Praça Maria Aragão, onde disponibilizaremos filtros especiais. O fenômeno deve começar às 15h14 min e terá a máxima obscuridade às 16h14min”, afirmou o professor de Física, Antônio Oliveira, coordenador do Ilha da Ciência-Planetário, da Universidade Federal do Maranhão.

Veja abaixo a lista com várias cidades onde o eclipse poderá ser visto com maior cobertura do sol, em cidades em todas as regiões do MA.

Melhores cidades do Maranhão para observar o eclipsee

Cidade Cobertura do sol
São Pedro dos Crentes 88,98%
Buritirana 88,98%
Feira Nova do Maranhão 88,9%
Fortaleza dos Nogueiras 88,9%
São Domingos do Azeitão 88,9%
Loreto 88,9%
Balsas 88,9%
Carolina 88,9%
Riachão 88,9%
Sambaíba 88,9%
São João do Paraíso 88,9%
Pastos Bons 88,8%
Formosa da Serra Negra 88,8%
Paraibano 88,8%
São João dos Patos 88,8%
Nova Iorque 88,8%
São Félix de Balsas 88,8%
Mirador 88,8%
Grajaú 88,8%
Imperatriz 88,6%
Timon 87,3%
Caxias 86,6%
Bacabal 84,8%
Santa Inês 83,1%
Chapadinha 83,1%
Barreirinhas 80,1%
São Luis 79,5%
Fonte: Nasa.

O eclipse solar anular
Um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra. A lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.

No entanto, especialistas explicam que, diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta. Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível, a ‘borda do sol’, por assim dizer.

No caso do próximo eclipse solar anular, o horário em que ele vai poder ser visto em cada uma das cidades difere por conta da movimentação dos astros e também da própria geografia de cada localidade.

No estado do Amazonas, o evento se inicia mais cedo. Neste caso do estado do Norte, a partir das 13h09 (horário local), e a totalidade do ‘anel de fogo’ será vista às 14h55.

Como observar o eclipse de forma segura
Existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário ter em mente que olhar para o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos irreparáveis na visão.

Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos de proteção especial, pois eles criam uma barreira física entre os raios que vêm do sol e o próprio olho.

Além disso, existe também a opção de filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também de procedência segura, já que muitos desses equipamentos são comercializados por meio de terceiros.

2 Visualizações totais
1 Visualizações hoje