MPRJ e Polícia Civil cumprem 11 mandados de busca e apreensão.

A prefeita de Japeri, a médica Fernanda Ontiveros (PT), de 43 anos, é o principal alvo de uma ação, nesta quinta-feira (11), que pretende coletar provas para uma investigação que apura suspeitas de fraude em licitações conduzidas pela prefeitura da cidade da Baixada Fluminense.

Durante a manhã, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em endereços no município de Japeri e região metropolitana. Foram visitados agentes públicos e privados, além de pessoas jurídicas e órgãos da Prefeitura municipal da cidade.

De acordo com a Assessoria de Atribuição Originária Criminal, um inquérito foi instaurado pela Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (CIAF) para apurar crimes licitatórios e formação de organização criminosa.

A investigação aponta para uso de documentos falsos e conluio entre as pessoas jurídicas participantes em licitações. Por isso, a operação foi batizada “Fictus”, falso em latim. A ação está em sigilo, por determinação da Justiça. Por envolver agente político detentor de foro por prerrogativa de função, o procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos atua no caso.

“Esse material [apreendido] instruirá na investigação criminal que está sendo conduzida pela Assessoria de Atribuição Criminal do procurador-geral de Justiça, como também pela Polícia Civil. E, após todo esse exame, o MP examinará sobre a responsabilização criminal dos envolvidos”, disse Mattos.

Fonte: CNN Brasil.

1 Visualizações totais
1 Visualizações hoje