O número é de um levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica e é referente a rede privada. Entre os dias 5 e 11 de novembro, o número de testes realizados passou de 18.510 para 54.380. Neste período, a porcentagem de resultados positivos para a covid-19 chegou a quase 40%.

O número de casos de covid-19 têm subido no Brasil e, consequentemente, o número de testes com resultados positivos também. Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, mostra que a procura por testes subiu quase 200% de uma semana para a outra.

Entre os dias 5 e 11 de novembro, o número de testes realizados chegou a 54.380, depois de ter sido de 18.510 na semana anterior. Neste período, a porcentagem de resultados positivos para a covid-19 chegou a 39,9%. Dos dias 29 de outubro a 4 de novembro, o número de positivos era de 23,1%. Há um mês, a taxa de resultados positivos era 3,7%.

A Abramed avalia que os dados mostram que a população procura os exames por causa do aumento dos sintomas. A entidade reforça que os testes são fundamentais para ajudar na criação de estratégias de controle da pandemia no mundo.

Na semana passada, a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou uma nota técnica recomendando a volta do uso de máscaras por causa da circulação de uma nova sub variante da ômicron no Brasil, a chamada BQ.1.

POR MARCELLA LOUREZENTTO G1

1 Visualizações totais
1 Visualizações hoje