Presidente brasileiro cumpre agenda de dois dias em Angola após participar da cúpula de líderes do Brics, na África do Sul; viagem pela África continuará com agenda em São Tomé e Príncipe.

Em continuidade da viagem à África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (25), em Luanda, capital angolana.

Lula desembarcou em Angola na noite de quinta (24), após cumprir agenda de três dias na cúpula de líderes do Brics, na África do Sul. Durante o encontro, foi anunciado o convite para a entrada de seis países no grupo, incluindo a Argentina.

Em Angola, o petista cumprirá agenda de dois dias. Estão previstas assinatura de atos de cooperação, participação em fórum econômico e encontros com autoridades angolanas.

A agenda faz parte do “giro” de Lula pelo continente africano, que ainda contará com uma parada em São Tomé e Príncipe. Nas últimas semanas, o presidente tem defendido a necessidade de uma reaproximação do Brasil com os países da África.

“O Brasil está de volta ao continente de que nunca deveria ter se afastado. A África reúne vastas oportunidades e um enorme potencial de crescimento”, disse, no último dia 22.

Nesta sexta, a agenda de Lula prevê os seguintes compromissos:

reunião com o presidente de Angola, João Lourenço
cerimônia de condecoração com a Ordem Dr. António Agostinho Neto
assinatura de atos
almoço por João Lourenço
sessão solene na Assembleia Nacional de Angola
encontro com a presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira
e participação no encerramento do Foro Econômico Brasil-Angola
No sábado (26), em seu último dia em Luanda, o petista participará da inauguração da Galeria Ovídio de Melo, localizada no Instituto Guimarães Rosa. O espaço é mantido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil para divulgação cultural e educacional.

Reunião dos países de língua portuguesa
Ainda no sábado, Lula seguirá de Luanda para São Tomé e Príncipe. A agenda no país, último do “giro” pela África, terá início no domingo (27).

Por lá, o presidente participará da 14ª conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A agenda prevê ainda encontros com lideranças políticas do país.

A CPLP tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“É um foro importante para os países de língua portuguesa estabelecerem apoio mútuo para outros organismos internacionais. A presidência da CPLP será passada de Angola para São Tomé e Príncipe nessa cúpula, depois de uma atuação forte em termos de cooperação econômica nos últimos anos”, afirmou Carlos Duarte.

13 Visualizações totais
1 Visualizações hoje