A Justiça Federal encontra-se apenas em cinco cidades do Maranhão e o Ministério Público Federal também. A Polícia Federal possui apenas três delegacias no estado. Um número bastante pequeno para um estado com 217 municípios.

Por se encontrar localizada em uma região estratégica do Maranhão, a cidade de Barra do Corda vem sendo estudada para ganhar uma unidade do Ministério Público Federal, outra da Justiça Federal e uma delegacia da Polícia Federal.

Com o estudo para a presença do MPF em Barra do Corda, automaticamente, se faz necessário também a instalação de um fórum da Justiça Federal de Primeiro Grau, ligado ao Tribunal Regional da Primeira Região com sede em Brasília.

Segundo apurou o Blog Minuto Barra, Barra do Corda vem sendo cotada devido sua população que beira 100 mil habitantes e, que conta, com a presença de uma grande área habitada por indígenas. O MPF e PF atuam também no combate à corrupção, tráfico de drogas, crimes ambientais e em várias outras áreas, todas no âmbito federal. Cabe a Justiça Federal analisar e julgar tais casos. Vários municípios da região central ficarão sob a jurisdição de Barra do Corda.

É o maior município da região central do Maranhão. Barra do Corda é banhada por dois importantes rios; Corda e Mearim. Uma das principais rodovias federais do Norte/Nordeste do Brasil passa por Barra do Corda, a Br-226.

Antes da chagada da Polícia Rodoviária Federal com uma unidade fixa, a Br-226 era considerada o maior canal para o tráfico de drogas no Maranhão. A cidade conta ainda com uma pista de pouso de aeronaves, autorizada pela Anac. Várias aeronaves de pequeno porte pousam semanalmente em Barra do Corda, principalmente, com empresários do agronegócio e políticos.

Apenas cinco cidades do Maranhão contam com a presença física do Ministério Público Federal e Justiça Federal. Sendo elas; São Luís, Imperatriz, Caxias, Balsas e Bacabal. Esse pequeno número de unidades são responsáveis pelos 217 municípios do estado.

E um dado ainda pior. Apenas três cidades do Maranhão contam com delegacias fixas da Polícia Federal, sendo elas; São Luís, Imperatriz e Caxias.

Fonte: Minuto Barra.

7 Visualizações totais
1 Visualizações hoje