Animais foram filmados interagindo com cachorros após aumento do nível da Lagoa dos Patos, em Rio Grande.

Com o novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul que se formou nesta quarta-feira (27), Porto Alegre registrou ruas alagadas, após transbordamento do rio Guaíba, enquanto o interior do estado teve leões-marinho em calçadas alagadas.

“Encontro inusitado entre leões marinhos e cães na minha cidade de Rio Grande, que sofre com alagamentos em função do aumento do nível da Lagoa dos Patos”, relatou o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) nas redes sociais. Enquanto isso, em Porto Alegre, várias partes da cidade registraram alagamentos após as águas do Rio Guaíba invadirem a orla da cidade. A enchente foi considerada a terceira maior da capital.

A última medição do rio Guaíba aponta que ele estava a 3,17 metros, 17 centímetros a mais da cota de inundação.

O sistema de contenção do Guaíba já foi acionado, com fechamento de 14 comportas e reforçadas com 190 toneladas de sacos de areia.

Um corpo foi encontrado na orla do rio na manhã desta quarta. Ele possuía sinais de afogamento, mas a perícia ainda não foi concluída.

A previsão para os próximos dias é de chuva e ventos fortes, inclusive com queda de granizo na região.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma série de alertas para o risco de inundação em diversas regiões do estado. O alerta permanece até a próxima sexta-feira (29) em Porto Alegre.

A instituição também aponta que, ao menos, 180 pessoas já foram levadas para abrigos públicos.
Setembro de 2023 já é o mês mais chuvoso da cidade de Porto Alegre desde 1916, quando começaram as medições regulares. Os cálculos foram feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Até a terça-feira (26), o Inmet havia registrado 413,8 mm de chuva na capital gaúcha. O número representa quase o triplo da média normal de precipitação da cidade para o mês de setembro, que é de aproximadamente 148 mm.

O ciclone extratropical que se formou nesta quarta provoca temporais e reforça a instabilidade do tempo no Rio Grande do Sul, diz a MetSul Meteorologia.

1 Visualizações totais
1 Visualizações hoje